domingo, 1 de julho de 2018

O QUE É UM CURRAL DE PEIXES?


Vem com agente que Bitupitá Sol e Mar explica pra você!

           Curral de peixe é uma armadilha de madeira e arames construída no mar com a finalidade de pescar grandes quantidades de peixes, a estrutura da armadilha é dívida em 4 partes principais, que são: Espia, Sala Grande, Salina e Chiqueiro. Na figura abaixo separamos essas partes em letras para você poder entender melhor sua estrutura.
A- Espia
B- Sala Grande
C- Salina
D- Chiqueiro

A ESPIA  é o ponto de partida do curral, uma barreira de madeira que impede os cardumes de passarem adiante, levando-os diretamente para a armadilha.
SALA GRANDE Também segue a mesma finalidade da espia, onde nelas os peixes são conduzidos para a parte sem saída da armadilha.
SALINA é a extensão do chiqueiro na qual o peixe já não consegue mais sair da armadilha, onde ficam nadando sem direção.
CHIQUEIRO é a menor parte do curral, onde ficam a maior parte dos peixes ali encurralados.


Durante a maré cheia, os cardumes entram na armadilha e não conseguem mais encontrar a saída, e ficam aprisionados até a hora da despesca que acontecem todos os dias na maré baixa, onde os pescadores chegam em seus barcos com uma grande rede de nylon azul para fazer o arrastão somente no Chiqueiro e Salina, lugar que ficam a grande parte dos cardumes capturados.
              Curiosidade é que nesse tipo de armadilha não se usam nenhum tipo de iscas para atrair os cardumes, apenas por através de barreiras que conduzem para dentro das mesmas.
               Na praia de Bitupitá, essa pesca artesanal é a principal fonte de renda dos moradores, existindo pouco mais de 20 armadilhas com essa na extensão do mar, umas próximo a praia chamados de Currais de terra e outras em alto mar, conhecido como Currais de fora.

Entendeu as razões pelas quais Bitupitá vive seus dias de glórias em fartura de peixes? Através da pesca de Currais,  a arte de capturar peixes deixados pelos índios que viveram na região há mais de 100 anos atrás é que até hoje a tradição segue viva na praia de Bitupitá.

Matéria exclusiva de Bitupitá Sol e Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário