domingo, 1 de julho de 2018

PRAIA DE BITUPITÁ VOLTA A TER FARTURA DE PEIXE ESPADA



A praia de Bitupitá está vivendo seus de glórias com safra de peixes até ao ponto de se jogar peixe fora e até mesmo de não empolgar os pescadores de irem aos Currais de terra, armadilhas mais próximas da praia para fazer a despesca.

Segundo informações obtidas por nós da Bitupitá Sol e Mar, a fartura do peixe espada é tanta que a desvalorização do pescado está levando os pescadores a despescar os Currais um dia sim é outro não, onde dentro da normalidade é uma ou duas vezes por dia dependendo da maré.
Para se ter idéia 1kg do peixe espada está custando  em média R$ 0,50 (Cinquenta centavos), e ainda correndo o risco de não encontrar comprador, situação bem complicada, onde há relatos de que teve dono de Currais que precisou jogar uma " canoada" de peixes fora, despejar no mar para servir de alimentos para outros peixes.
Bitupitá há mais de 15 anos não vivia com tanta fartura de peixes espadas  assim, lembro-me que na década de 90 a fartura do peixe era tanta que na época um político da região conhecido como Sotero Veras, dono de curral, enchia seu caminhão do peixe e iai distribuir para moradores do Sertão do Estado que passava por necessidade. Hoje com a mesma Fartura não se ver ninguém com essa atividade e coragem solidária, infelizmente!

Bitupitá Sol e Mar

Um comentário: