sábado, 16 de maio de 2015

UM PEDAÇO DO TEMPO, QUASE AMASSADO!



Emprestem-me, um lápis para compor poemas
E enviar, à minha mãe, que dormiu e não  acordou.
Não precisa de rimas e  métricas nos morfemas
Basta ter as melodias, das canções que ela cantou.

Emprestem-me, um pedaço de papel, mesmo amassado
Quero redigir missivas kant, com o desalento do passado.

Emprestem-me, um pedaço do seu tempo e da sua vontade
Eu preciso escrever à minha mãe e recordar a sua bondade:
Sempre a  protetora deslumbrante, protegia-me, desenvolta
E sinto uma ausência eterna dessas que não tem mais volta.
Eu preciso encontrar a minha mãe: não sei se dormiu ou viajou
Trago no rosto marcas de um tempo, de uma alma, que chorou.
Emprestem-me, nacos do seu olhar, ainda que seja o derradeiro
Pra clarear minhas pegadas derramadas por trilhas aventureiras
Sou saudade por inteiro de mamãe, mesmo postado ao Madeiro
Contemplo um Cristo engembrado, que por nós, morreu primeiro
A distância, a viagem sem volta, a lágrima derramada, a ida
A palavra desprovida: perdi  minha mãe, abriu-se uma ferida.

Texto de: José Maria Souza Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário