sábado, 16 de maio de 2015

CONFIRMADOS 16 CASOS DA DOENÇA INEDITA ZIKA VIRUS NO BRASIL, MAIORIA NO NORDESTE.



                    O Ministério da Saúde confirmou que há 16 pacientes infectados pelo zika vírus, agente infeccioso até então inédito no País e transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, oito pacientes são de Camaçari, na Bahia. Os demais casos foram confirmados em cidades do Rio Grande do Norte. O número pode subir, já que outras 1.200 ocorrências, a maioria no Nordeste, ainda são investigadas.
                   A possibilidade de circulação do zika vírus foi apontada por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que investigavam uma “doença misteriosa” no Nordeste, conforme foi divulgado no início deste mês. A suspeita é que o vírus tenha chegado ao Brasil com turistas na Copa do Mundo no ano passado. Para o ministro, a confirmação da entrada do zika vírus no Brasil “não preocupa: É uma doença benigna e que tem cura. A nossa preocupação é a dengue, porque a dengue mata”, disse.
                   Em geral, o zika vírus provoca manchas no corpo, coceira, febre baixa, além de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Em alguns casos, pacientes também apresentam vermelhidão nos olhos. Os sintomas persistem por até sete dias. Assim como a dengue, ainda falta remédio específico para o zika vírus. O tratamento é baseado no uso de medicamentos para febre e dor. O uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias é desaconselhado, devido ao risco aumentado de complicações.
 
 
Fonte: O povo

2 comentários: