terça-feira, 5 de março de 2013

CEARÁ TEM FERIADO INÉDITO PREVISTO PARA MARÇO









                         Uma emenda constitucional aprovada em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará e promulgada com divulgação no Diário Oficial do Estado determina como feriado civil o dia 25 de março. A data escolhida é uma menção ao dia da abolição da escravidão no Ceará. Em 2012, o feriado foi no domingo, passando despercebido para o cearenses, mas, neste ano, a data será celebrada em uma segunda-feira
                     A emenda é de autoria do deputado estadual Lula Morais. "Essa data significa o marco para a história do Ceará e do Brasil para acabar com a escravidão. É o nosso reconhecimento a esse importante ato", exalta o deputado.  Mesmo em vigor desde 2011, o feriado ainda é desconhecido de boa parte dos cearenses e até do próprio Governo do Estado que, através da Casa Civil, disse esperar um posicionamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para se manifestar sobre o feriado nas repartições públicas.
                        O desconhecimento da Casa Civil espantou o deputado. "Como o Ceará não tinha uma data magna que ilustrasse essa conquista, acabei sendo o autor desse projeito com base na lei federal que regulamenta", destaca. Uma cerimônia na Assembleia está sendo organizada para a comemoração da data. Além da folga no dia 9, os cearenses terá também dia 25 como feriado.
Município de Redenção foi o pioneiro na libertação dos escravos. Foto: Arquivo
FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário