segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CRESCE EM BITUPITÁ O NUMERO DE JOVENS NA MARINHA MERCANTE DO BRASIL


                        Em Bitupitá nos últimos cinco anos vêm crescendo o numero de jovens que buscam se ingressar na marinha mercante do Brasil, seguindo uma carreira cheia de privilégios, risco e desafios em alto mar, um trabalho que não exige muito esforça mais determinação e coragem de enfrentar a grandeza dos Oceanos.
                         Estima-se que Bitupitá hoje tenha mais de 40 jovens exercendo sua profissão de marítimo nas áreas offshore e exportação, trabalhando em rebocadores e navios, e cerca de 15 a 20 entrando em curso de qualificação de marítimo o CFAQ, curso oferecido pelas capitanias de portos do Brasil, em cidades litorânea dos estados brasileiros.  Em Bitupitá não tem Capitanias, apenas colônias de pescadores artesanais mais os jovens buscam ingressar na profissão procurando cursos na capital Fortaleza e ate mesmo em outros estados como Rio de janeiro, Piauí e Maranhão.
                      A procura pelos cursos está sendo muito grande e bem concorrida no estado do Ceará e Piauí, devido a grande procura muitos jovens migram para outros estados em busca de conseguir uma vaga para entrar numa profissão qualificada, uma profissão que está entre as 50 melhores do Brasil, com um nível salarial comparado a grandes profissões no mercado de trabalho. Para seguir a carreira marítima o jovem deve se escrever no curso CFAQ, que geralmente começa no primeiro semestre de todos os anos, após o processo de classificação, o mesmo iniciará o curso com duração de três meses, exercendo a função de moço de convés ou máquinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário