terça-feira, 7 de março de 2017

QUEM NUNCA OUVIU FALAR NA LAGOA DOS BOIS?

                            



                Quem não se lembra da lagoa imensa dos bois que ficava ao lado da comunidade do Venâncio? Pois essa que antes era motivos de medo ao atravessar e lendas sobre a enorme cobra, já deixou de existir há mais de dez anos, devido ao rápido avanço das dunas no local.
                Dez anos antes, os moradores das comunidades locais usavam a lagoa “que nunca secava” como uma espécie de “clube aquático” motivos para muitos que nos fins de semana levava sua família para um programa a beira da lagoa, onde se disputavam a área com as lavadeiras, que todos os dias ficavam lá, lavando roupas e comendo sardinhas secas com farinha de mandioca, cheia de “culuminhos” se ensaboando com o resto do sabão da barra que sobrava.
               A lagoa dos bois ficava entre as comunidades do leitão e Venâncio, e cerca de 5 km de Bitupitá, sendo que nos finais de semana se via mais Bitupitaense do que os outros das comunidades vizinhas, onde muitos se disputavam em atravessar a temida lagoa, mais poucos tinham a coragem de enfrentar tal desafio, sem falar na lenda que existia sobre uma cobra anaconda residir na água, deixando muitos curtindo só na beira da lagoa.

             Hoje após de dez anos, existe apenas uma poça de água com lama, pois a imensa já havia sido devorada pelas dunas moveis, que são constantes no local, restando assim só lembrança de bons tempos de piqueniques em família, e assim dizendo uma vez a lagoa do boi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário