quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VOCÊ SABIA?

AQUI EM BITUPITÁ QUASE TODA CASA TEM UMA EM FRETE, MAIS NINGUÉM SABE O NOME DELA.



                      Hoje em dia é uma das arvores mais comum em quase todo Brasil, usada para arborizar as ruas o NIM ou AMARGOSA é uma planta de origem asiática, natural de Burma e das regiões áridas do subcontinente indiano, o porte da arvore pode varias de 15 a 20 metros de altura, são arvores atrativas com grande quantidade de folhas e sempre verdes, que caem somente em casos de seca extrema.
                     O NIM é uma planta exótica, ou seja, que não é nativa do nosso ecossistema, e possui propriedades fantásticas para pecuária e para o uso veterinário. Já em outros casos, há quem diga que prejudica bastante o nosso ecossistema, introduzida no Bioma Caatinga elas ameaçam as espécies nativas e plantadas em ruas, suas raízes que crescem rapidamente, causam danificações nas estruturas de causadas e paredes.
                     Em Bitupitá essa espécie é bastante comum, ao longo das ruas não se ver outro tipo de arvores, há mais ou menos 8 anos atrás a espécie chegou na comunidade como forma inovadora de arborização, uma arvore atraente e de crescimento rápido e aparência agradável.

                     O NIM é uma formula espetacular de repelente, misturando suas folhas secas com grãos armazenados ou entre as roupas como forma de repelir insetos, um inseticida muito eficaz, onde há registro da ação sobre mais de 300 espécies. Além da ação repelente contra carrapatos e moscas, o NIM vem sendo usado no controle de pulgas e piolhos, e também é muito eficaz no tratamento de cicatrização e assepsia de ferimentos e na cura da sarna de animais, esse são alguns de seus benefícios comprovado pela ciência, uma intrusa que tem seus benefícios mais também seus malefícios para nosso ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário