quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EM NOVEMBRO SERÁ LANÇADO EM BITUPITÁ O PROJETO "PROTETORES DOS MANGUES DE BITUPITÁ"



                                        Todo que é paraíso preciso de uma grande proteção, principalmente na parte ambiental, com essa idéia será lançado os projetos Protetores dos mangues de Bitupitá, o projeto é de iniciativa da secretária de turismo e meio ambiente do município de Barroquinha, que abraçará essa causa com seus parceiros CONPAM, COMDEMA e PARISC.
                           O projeto inicial de Protetores dos mangues de Bitupitá contará com a participação de 20 alunos da Escola Santa Adelaide que focará na parte de Reabilitação das áreas degradadas e conscientização  ambiental, esse projeto tem lançamento previsto para o dia 9 de novembro nos próprios mangues, com a participação de Jorge de moura, um dos ambientalistas mais respeitado do estado do Ceará.
                           O projeto visa contribuir para preservação dos manguezais existentes no distrito de Bitupitá, bem como trabalhar na recuperação de algumas áreas degradadas como a fixação de sementes colhida nos próprios manguezais. O mesmo pretende trabalhar na capacitação de 20 alunos da escola que serão escolhidos em breve, para serem os futuros multiplicadores de educação ambiental, onde terão uma acolhida diferenciada, treinamentos e palestras durante um ano, iniciando em 15 de novembro de 2013 até 15 de novembro de 2014. Após terminar essa fase experimental.


                           O que espera os fundadores desse projeto inovador, é que, os 20 jovens “protetores dos mangues de Bitupitá” se transformem em referencia na região norte do estado, onde os próximos projetos que serão trabalhados no município terão a prioridade sobre os demais e nas ações a serem trabalhado em nível do município. Nesse projeto também será discutido sobre questões de resíduos sólidos (lixo que produzimos) que será focada de maneira aberta para os colaboradores do projeto, onde serão trabalhadas alternativas para destinação do lixo orgânico, para que os alunos tenham consciência de que, a sua colaboração será de extrema importância para o meio ambiente e para uma comunidade mais limpa. Para isso serão disponibilizadas matérias educativos e necessários para educação ambiental desses alunos.
                          Comenta um dos colabores do projeto “O projeto protetores dos mangues de Bitupitá, que será lançado no dia 15 de novembro, é um dos mais extraordinários exemplos de que o município está atento sobre a sustentabilidade do meio ambiente. Não é com instalações de torres eólicas que se trabalha a conscientização de um povo”.
                          Apoiadores dessa iniciativa da secretária de turismo e Meio ambiente de barroquinha: Coordenador de desenvolvimento sustentável/CONPAM,COMDEMA e Pacto Ambiental da região dos Inhamuns e sertões de Crateús-PARISC



.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário