sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O FENÔMENO DAS ALGAS MARINHAS NA PRAIA DE BITUPITÁ



                        A praia de Bitupitá ultimamente vem sendo invadida por  toneladas de algas marinhas, mais conhecida na região como lodo, deixando a orla marítima com a paisagem totalmente modifica, fenômeno esse que acontece todos os anos entre os meses de setembro e outubro.
                        Quem chegar nesses dias pela praia de Bitupitá perceberá a invasão das algas marinha em toda orla marítima, fenômeno esse que acontece todos os anos entre o mês de setembro e outubro devido aos fortes ventos e as correntezas marinhas que vem do oceano em direção as praias deixando-as coberta por várias espécies de algas, principalmente a Agar-ágar, aquele que tem formato de macarrão, famosa por ser usada como gelatina para os vegetarianos e consumida pelos orientais.
                        O grande problema do acumulo dessas algas marinhas na orla, é que, com um tempo sendo muito exposta ao sol ela libera um mau cheiro insuportável por toda a praia dando aspectos de  poluição, deixando a praia nessa época praticamente imprópria para banho durante um pequeno período. Todos os anos quando  começa o fenômeno das algas, antes que ela começa a liberar o odor de podre,os caris responsável pela limpeza da praia fica durante a semana colhendo a mesma para ser enterrada na praia, tornando-a mais acessível para os banhistas.

VOCÊ SABIA?
                           As Algas marinhas são uma ótima fonte de iodo, mineral essencial ao correto funcionamento da tiróide. Outros minerais que normalmente se encontram nas algas são o ferro, o magnésio, o potássio, o cálcio e zinco. Também as maiores partes das algas contem batacaroteno (provitamina A) e algumas das vitaminas do complexo B.
Os tipos de Algas mais comum em nossa praia são:

Agar-agar, Arame, Dulse, Hiziki, Irish moss, Kombu, Nori e Wakame.


Foto: Jaisom dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário