sábado, 7 de setembro de 2013

EM BITUPITÁ É ASSIM...

                               MOVIMENTAÇÃO DOS GUARÁS EM NOSSA PRAIA


                     Em Bitupitá é assim, todos os dias no balanço das marés e nos movimento dos ventos, a movimentação dos guarás na praia é sinal de muita fartura nos currais de peixes, deixando-os atentos aos primeiros barcos a que encostam à praia, com o intuito de levar todo o pescado para comercialização. Ansioso na melhor oferta os vaqueiros vibram com o sucesso do dia agradecendo a Deus pela fartura e benção recebida com o esforço do seu suor, faça chuva ou faça sol todo os dias em Bitupitá é assim.
                     Todos os dias antes das marés, a praia de Bitupitá é visitada pelos os famosos guarás, que tanto residem na comunidade como outros que se deslocam das cidades vizinhas em busca do melhor peixe dos currais, que diga aqui entre nós, os peixes de Bitupitá tem um sabor a mais que os outros, motivo que faz ser tão procurado em mercado de comercialização.
                     Os peixes que são extraídos dos currais de pesca em nossa praia são comercializados em varias cidades do Nordeste, durante a semana a dois dias especiais que se ver a movimentação de carros carregados do pescado da praia, quarta-feira e na quinta, que maior parte é transportada para cidades do Ceará e outras para outros estados. Segundo informações obtidas pelo blog um dos estados que mais recebe nossos peixes são o estado do Rio Grande do Norte, Pará e Maranhão, que quase toda semana sai um “carrada” nessas direções.
                     Os peixes da nossa praia, digamos que ele já tem uma fama por ai fora, tanto pelo fato de como ele é pescado quanto pela razão do local que ele é comercializado e tratado, porque em Bitupitá é assim, dependendo da fartura ou não sempre há essa grande movimentação.

Obs: Guará é a pessoa que compra e vende o peixe




Nenhum comentário:

Postar um comentário