sexta-feira, 30 de agosto de 2013

USINAS EÓLICAS EM BITUPITÁ?


                 Ultimamente um assunto que está dando o que falar na comunidade de Bitupitá é sobre a possível instalação  de usinas eólicas na área praiana, assunto que esta gerando muitas duvidas sobre o empreendimento por falta de informação, onde muitos se perguntam, será que vale a pena ou não essas instalação?
                     As usinas eólicas estão promovendo profundos impactos ambientais negativos ao longo do litoral nordestino. As que estão operando e as em fase de instalação nos campos de dunas revelaram que a área ocupada pelos aerogeradores é gravemente degradada - terraplenada, fixada, fragmentada, desmatada, compactada, alteradas a morfologia, topografia e fisionomia do campo de dunas -, pois se faz necessário a manutenção de uma rede de vias de acesso para cada um dos aerogeradores e resguardar a base dessas estruturas da erosão eólica. Com isso iniciou-se um generalizado e aleatório processo de fixação artificial das areias, danos aos sítios arqueológicos e privatização destes sistemas ambientais de relevante interesse socioambiental.
               A produção de energia eólica é necessária, desde que preserve as funções e os serviços desses complexos sistemas naturais que combatem as conseqüências previstas pelo aquecimento global (IPCC, 2007). As dunas representam reservas estratégicas de sedimentos, água, paisagens e ecossistemas que desempenham relações sócio-econômicas vinculadas ao uso ancestral e sustentável das comunidades litorâneas e étnicas (MEIRELES, et al., 2006, SCHLACHER et al., 2008).

Veja algumas das conseqüências:
- Impacto sobre a fauna
Um dos aspectos ambientais a ser enfatizados diz respeito à localização dos parques eólicos em áreas situadas em rotas de migração de aves. O comportamento das aves e as taxas de mortalidade tendem a ser específicos para cada espécie e para cada lugar
- Poluição sonora
O ruído é outro que merece ser mencionado, devido não só a perturbação que causa aos habitantes das áreas onde se localizam os empreendimentos eólicos, como também à fauna local, como, por exemplo, a sua interferência no processo reprodutivo das tartarugas.
                   Foi possível evidenciar que as usinas eólicas estão se avolumando de forma descontrolada, sem monitoramento integrado e definição dos impactos cumulativos. As intervenções foram realizadas em área de preservação permanente, abrangendo campo de dunas fixas e móveis, lagoas interdunares (sazonais), planície de aspersão eólica, manguezais e faixa de praia. Foram impactados ecossistemas associados às matas de duna e tabuleiro e possivelmente a dinâmica do lençol freático.
                   Observando todos os aspectos, vendo que um parque eólico na faixa litorânea de Barroquinha não vai gerar nenhum tipo de renda para o município, e nem muito menos emprego para a população, mesmo sendo uma fonte de energia limpa, será que vale apenas a instalação em nossa região? E o que acham os moradores sobre o assunto, aprova ou desaprovam?




Nenhum comentário:

Postar um comentário