quarta-feira, 3 de julho de 2013

BITUPITÁ E SUA HISTÓRIA

ÉPOCA EM QUE ATRACAVA NAVIOS NO PORTO DAS PEROBAS



                 No inicio do século XX, uma das atividades que mais movimentava a economia do antigo povoado de “Perobas” (Bitupitá) era o trabalho em salinas de sal, onde trabalhava a maioria dos homens da comunidade, as salinas ficavam em áreas de manguezais as margens do rio timonha espalhadas em ilhas por toda região, sendo a maior parte na ilha das cunhas.
                Com todas as salinas espalhadas nos manguezais da região, em época de colheita, todo sal era transportado para o pontal das almas, onde de lá seguiria em exportação para comercialização em outros estados e até mesmo país. Partindo do porto que existia na época em pontal das almas, onde navios e barcos pequenos atracavam para embarcar e desembarcar produtos como: Sal, Carnes, material de construção e entre outros objetos que vinham de todo nordeste.
                 Os produtos que extraíam da nossa terra (sal) segundo mais velhos, eram transportado para todo Brasil, junto com outros tipos de cargas. Dizem também que nesse cais do pontal das almas atracavam Navios estrangeiros, por onde chegou a senhora Adelaide tahim, que veio da palestina e faleceu na comunidade, sendo  lembrada até hoje,por meios de veneração, considerada santa. Verificando a história e existência de um porto no pontal das almas, observe-se que ainda existe traços de um tempo bem movimentado por navios na área, como peças espalha em meio as matas e naufrago próximo a praia, não me recordo qual, mais existe um navio no fundo do mar ao lado de um curral de peixe.

                   Essa foi o resuma de um fato ocorrido em Bitupitá nos tempos dos “Bumbas” contada por uma senhora de mais de 80 anos, que lhe foi repassada quando criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário