quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013

                OLHA O "BOI DA CARA PRETA' AI GENTE




                             As noites em Bitupitá estão cada vez mais animadas nesse período de festa juninas, más ao invés das tradicionais quadrilhas, o que manter a animação é a dança do “Boi da cara preta”. Deixando as ruas da comunidade animada durante a noite, juntando multidões para ver a presepada.
                             Todo começou com a iniciativa de jovem de outra comunidade que esta residindo em Bitupitá, iniciando com um grupo de meninos andando pelas ruas com um chocalho, cantando um hino do próprio bando. Depois de mais de 3 meses na comunidade o jovem resolveu aprontar nas noite com uma estrutura de madeira com trapos de tecido dando a característica de um boi, disposto a arrancada a risada dos moradores de Bitupitá, sai pelas ruas com suas danças,cantos e muita bagunça, junto com uma cambada de “Meninadas” sem fim, ou melhor, seus seguidores que se disponibilizam percorrer toda a comunidade junto ao “boi da cara preta”.



                              Nessa época do mês de junho é comum ver em quase todas as comunidades do país as tradicionais danças de quadrilhas, mais aqui em Bitu, além das festas juninas, se ver essa nova atração inédita na comunidade. Segundo informações, quaisquer pessoas podem solicitar a dança do boi da cara preta em sua rua, basta contribui com uma pequena quantia, essa quantia que ajudará o jovem a se manter na comunidade. O “boi da cara preta” tem seus fies seguidores, são cerca de dez crianças caracterizadas para a dança do boi, levando seus chocalhos,apitos e tambores improvisados,  cantando o hino do boi, levando alegria para todos que acompanham a bagunça do “boi da cara preta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário