segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013

PESCADORES DE BITUPITÁ  MANTÉM UMA TÉCNICA ANTIGA PARA CONSERVAÇÃO DE PEIXES



                    Pescadores artesanais de Bitupitá ainda mantêm antigas tradições na conservação dos peixes extraídos dos currais do mar. Essa maneira de conservação vem mantida há muitos anos por donos de pesqueiras da comunidade, com o objetivo de manter por mais tempo o gostinho natural do peixe.
                    O modo de como é preparado para a conservação: após os peixes serem pescado nos currais, são levados em carros de mãos ou por homens “garageiros” (homens que levam “garajal” espécie de cesto de palha nos ombros) até as pesqueiras, onde são esperados por mulheres com suas facas afiadas prontas para começarem a limpeza do pescado, após a limpeza é levados para um tanque onde ficaram vinte e quatro horas de molho na salmoura (sal em excesso), depois desse processo, todo peixe é levado para o mar para a lavagem, em seguida são levados direto para uma estrutura de madeiras (varal) onde ficaram expostos durante 2 a 3 dias de sol.


                  Essa é uma maneira antiga de conservar o peixe, deixando em boas condições por dias sem ser necessário levar para a geladeira, tradição essa mantida por muitos anos na comunidade. Depois de todo trabalho, a grande maioria é levada para muitas cidades do Ceará, para serem comercializadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário