domingo, 26 de maio de 2013

SEGUNDO PESQUISADORES, AS RETIRADAS DAS PEDRAS DOS RECIFES NA PRAIA DE BITUPITÁ ESTÃO CONTRIBUINDO PARA O GRANDE AVANÇO DAS DUNAS NA REGIÃO.




                    Em Bitupitá na faixa litorânea que se estende ate a praia de Curimãs é comum ver paredões de pedras em quase toda praia, os famosos recifes e corais, uma obra da natureza em processo de construções, que demoram anos e anos para ser formado, um processo lento que o homem destrói em menos de 24 horas.
                    Segundo pesquisadores canadenses, um dos grandes motivos que elevam o avanço das dunas em Bitupitá que se estende em todo território regional são a retirada de pedras nos recifes em todo litoral, destruindo assim os paredões que a própria natureza construiu para nossa defesa. O homem ao se fazer mal desentendido continua retirando essas pedras para construção de residências dentro da comunidade. Será falta de consciência? Ou pelo simples fato de não pagar algo mais por pedras próprias para construção? O bicho homem tem que entender que essa obra feita no litoral tem seu objetivo determinado pela natureza, uma proteção costeira que ao ser retirado terá graves consequências como dunas incontroladas que vem avançando todo nosso território.
                    Se não houver uma conscientização comunitária de imediato as comunidades que ficam nessa região poderão ficar isoladas definitivamente, devido à falta de compreensão e conscientização, muitas vezes perde a razão devido sua ambição e seu mau comportamento diante dos fatos. Ao longo dos anos se ver em Bitupitá noticia sobre dunas que avançam cerca de sete metros por ano, uma coisa absurda que ate em tão nada foram resolvido para conte-las. Áreas de manguezais são destruídas, estradas são devoradas, casas são engolidas e em breve se não tomarem atitudes, comunidades poderão sumir do mapa, como Venâncio.
                   Esta na hora de nós filhos de Bitupitá darmos um basta nessa destruição que nós mesmo causamos, diante dos fatos nos conscientizar do grande problema que enfrentamos com o avanço das dunas, pois sabemos o quanto  nós dependemos de estradas, manguezais, floresta  e recifes para o bem da nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário