quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ESCOLA NOSSA SENHORA DO PEPETO SOCORRO EM VENÂNCIO SOFRE COM O AVANÇO DAS DUNAS




                A comunidade de Venâncio vem ultimamente enfrentando um grande problema com o avanço das dunas, pois a única escola que mantém a educação das crianças e jovens está próxima a ser devorada pelas dunas que vem avançando na região drasticamente.
                     Venâncio é uma comunidade de mais ou menos 250 habitantes na qual seus moradores vivem com o sustento da roça e pesca, pertencendo ao município de Barroquinha, a mesma vive aos cuidados da prefeitura que mantém periodicamente a estrutura da única escola em reparos quando se precisam más o problema maior segundo moradores está longe de ser resolvido. A escola Nossa Senhora do Pepeto Socorro vem sofrendo diariamente invasão de areias das dunas com os fortes ventos da região, que em muitas vezes atrapalha o aluno em sala de aula, causando um grande desconforto, como: Irritação nos olhos e problemas respiratórios. Isso ocorre devido a areia ser muito fina, que com a ajuda dos ventos, são levadas a regiões sensíveis do corpo causando a irritação, tantos nos olhos como nariz. Além desses problemas de saúde que a poeira vem causando na escola, também ocorre na área de higiene, pois acumula muita areia em poucas horas no local.          
                   Segundo o site da prefeitura de Barroquinha, existem técnicos e biólogos que estão analisando e estudando os problemas para buscar meios viáveis para controlar esse avanço que vem ameaçando toda região no litoral do município. Por enquanto o problema sobre a grande poeira na escola continua, e não se fala nada na construção de uma nova escola para a comunidade, pois a única está em uma área de risco que pode ser invadida pelas dunas com o decorrer dos anos, que digamos não falta muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário