sábado, 30 de novembro de 2013

CONHECENDO A COMUNIDADE DE VENÂNCIO-CE


                   Venâncio é um povoado de mais ou menos 300 habitantes, que vive em função do trabalho em roças e hortas de cheiro verde (cebolinha) na faixa litorânea do município de Barroquinha, Oeste do Ceará, terra de pessoas humilde e felizes, onde comemoram o aniversário da comunidade sempre nos inicio do mês de junho, atraindo assim muitos visitantes de comunidades vizinhas para prestigiar o evento.
                   A comunidade vem ultimamente sofrendo um grande problema ambiental, problemas esse que acontece há mais de dez anos. Vendo o caminhar das dunas de areias e a triste visão do único colégio que existe na comunidade a ser engolido pelos os morros de areia quem vem sem rumo dominado pelos ventos fortes.
                    A razão do nome Venâncio não se sabe, más provavelmente deve ter sido uma homenagem ao primeiro habitante do local ou alguém que fez algo muito importante para a comunidade, a vila fica há 33 km do município de Barroquinha e a 1,5 km da praia de Bitupitá. Os turistas que se enteressarem a se aventurar pelos lençoes de dunas localizados na comunidade, em caso de hospedagem, deverá ser em Bitupitá.

3 comentários:

  1. O venâncio é sem dúvida uma grande obra da natureza, um ambiente paradisíaco, com pessoas humildes e acolhedoras. Mas nos últimos anos, vem sofrendo com o avanço das dunas e com a falta de atitude por parte dos governantes. se alguém tiver alguma ideia para conter o avanço das dunas, poderemos talvez diminuir o avanço das mesmas.Faça um cometário sobre...

    ResponderExcluir
  2. verdade amigo, há uma falta muito grande de antenção sobre esse problema por parte dos governantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sem fala no unico colegio que tinha que as dunas entupiu cader os governates meu povo vamos lutar juntos nessa batalha que vai ser longa

      Excluir