Bitupitá é a praia mais conhecida do litoral de Barroquinha, quase na divisa com o Piauí. Localizada a 440 km da capital, próximo ao município turístico de Camocim, a APA de Bitupitá sobrevive da pesca, sendo comum a visão de currais mar adentro. Conta com poucas pousadas e pequena estrutura turística.
A especialidade da culinária local é o caranguejo e o Camurupim, um peixe grande e gordo muito encontrado na região.
Não deixe de visitar o Pontal das Almas, uma baía formada pelo encontro dos rios Ubatuba, Timonha, Chapada, Camelo e Carapina, formando a Ilha Grande. Outras atrações são a Praia Nova (sem infra estrutura turística, próxima a barra do Rio Remédios e lagoas) e a Praia de Curimã.
Conheça ainda a historia da “Santa Adelaide”, uma nativa que nasceu em Belém na Palestina e acabou naquele pedaço ermo do litoral cearense. Dona Adelaide Tahim foi muito bondosa em vida. Após sua morte, um agricultor vindo de Viçosa do Ceará que não a conhecia chegou ao lugar procurando a família. Ele trazia uma mensagem da defunta: que retirassem seu corpo do cemitério em que se encontrava e a enterrassem no Pontal das Almas. Os moradores atribuem milagres a ela, e o local – hoje uma capelinha – é local de orações e visitações de toda a região.
Veja direto no site http://www.turinne.com.br/2011/praias/253-bitupita
Nenhum comentário:
Postar um comentário