segunda-feira, 15 de junho de 2015

PI SUPERA RN E POSSUI O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO



                Uma pesquisa da Embrapa Meio Norte comprovou que o maior cajueiro do mundo está localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. De acordo com os dados, a árvore possui 8.810 m² e tem mais de 200 anos de existência. A novidade deve impulsionar em um futuro próximo, cada vez mais o turismo ecológico na cidade. Segundo o Guiness Book (Livro dos Recordes) o maior cajueiro do mundo fica localizado na cidade de Parnamirim, no Estado do Rio Grande do Norte. Porém, com esta pesquisa realizada no litoral piauiense, mudanças deverão existir e o título deverá ser repassado para o município de Cajueiro da Praia-PI. Para o historiador Danilton Nóbrega, o importante neste momento é realizar o tombamento do local.
                "O que importa agora é tombar ele a nível federal. O objetivo principal é justamente este. Ou seja, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) deve reconhecê-lo como um patrimônio do Piauí e esse será mais um passo importante. Posteriormente, estaremos realizando a divulgação em massa através das mídias, visando impulsionar o turismo sustentável", explicou.

                   Ainda segundo o Danilton Nóbrega, o crescimento incomum do cajueiro é explicado pela junção de duas anomalias genéticas. Os galhos da árvore cresceram para os lados, curvaram-se para baixo por causa do peso, até alcançar o solo. Ao tocar o solo, os galhos começaram a criar raízes, como se fossem troncos de uma outra árvore. "Foi realizado um estudo pela Embrapa Meio Norte, que comprova que a planta recebeu uma mutação, que acontece naturalmente quando os galhos tocam o chão e vão se ramificando. E como este cajueiro está perto da praia, ele conseguiu crescer livremente. E esse estudo também constatou que ele possui uma única raiz matriz que se ramificou", disse.
                    De acordo com informações, o "Cajueiro Rei", como foi batizado, era bem maior. Segundo relatos de moradores, a comunidade cresceu ao longo dos anos e foi suprimindo a planta. Atualmente, ele se encontra cercado entre casas e terrenos nas proximidades da beira da praia. Visando proteger a árvore, uma lei municipal foi criada e aprovada em maio de 2013.
                   Segundo o historiador Danilton Nóbrega, a grande diferença entre os dois cajueiros gigantes do Piauí e do Rio Grande do Norte é que o piauiense ainda está em pleno crescimento. Além disso, a planta de Cajueiro da Praia possui, segundo a pesquisa, 300 metros quadrados a mais do que a existente em Parnamirim-RN. "O cajueiro em si é muito importante como patrimônio, pois valoriza a identidade deste povo. Além disso, outra característica do nosso cajueiro rei é que ele ainda está em pleno crescimento. Diferentemente do que está localizado no Rio Grande do Norte, que já se encontra fechado de asfalto e já é bem menor do que o nosso. Isso tudo foi comprovado nos estudos", afirmou o historiador.
                    Atualmente o "Cajueiro Rei" se encontra em terrenos privados de famílias tradicionais do município. Uma parte se encontra cercada, mas a grande maioria se encontra aberta ao público. E visando as atividades turísticas futuras, a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia já trabalha incentivando um grupo de nativos que planeja estruturar uma rota turística no município.
                    "Cerca de 90% do planejamento desta rota já está concluído. Ao todo, serão quatro horas em visitas pela praia, em um sítio arqueológico da região, pelo maior cajueiro do mundo e depois o visitante entra no barco e vai para o estuário dos rios Timonha e Ubatuba, onde terão a oportunidade de conhecer as aves migratórias e os peixes bois. Em fim, é um passeio completo para toda a família. E é isso que tem que ser incentivado. É a comunidade fazendo um roteiro turístico para ganhar dinheiro e preservando", concluiu Danilton Nóbrega.

Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário