terça-feira, 19 de maio de 2015

ENERGIA SEGUE A TENDENCIA EM ALTA PARA 2016



                        O Governo planeja para 2016 o início do processo de redução do custo da energia no País, após o tarifaço que elevou as contas de luz neste ano, em cerca de 50%. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, mas especialistas ouvidos pelo o povo não acreditam em redução do preço da energia no mercado muito menos da tarifa residencial. Pelo contrário, a tendência é de alta.
                         Na opinião do presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e consultor em energia, engenheiro Adão Linhares, o preço da energia nunca vai baixar. Explica que além do custo de geração (investimento) tem o custo de produção. “Depois disso, ainda tem o custo dos tributos”, diz considerando que a tarifa brasileira é uma das mais altas do mundo.

                         Explica que, no Brasil, o custo da energia da porta do gerador até o consumidor aumenta demais. “Esse problema é acrescido pelos encargos e tributos”, completa.
                        O presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, também não acredita em redução da tarifa. Considera que o aumento médio da energia no Brasil em 2015, em relação à 2014, será da ordem de 50%. Detalhando esse índice diz que 23,3% é oriundo da revisão extraordinária da Tarifa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); 16,3% é efeito das bandeiras tarifárias. “O mais doloroso é que teremos bandeira vermelha o ano todo”, comenta, ponderando que a bandeira não é um custo novo mas que está sendo repassado logo para o consumidor porque as distribuidoras, nem o governo, têm dinheiro em caixa para adiantar o recurso. Para Sales, só 54% do preço pode ser atribuído à seca e ao atraso nas linhas de transmissão. Acrescenta que 11% da conta maior vêm de graves erros de gestão. Conta que ao baixar a Medida Provisória 579, que teoricamente reduziria 20% da conta de luz, criou-se um problema bilionário que agora todos os consumidores estão pagando.                     “Em 2011 o governo deixou de fazer leilão A-1, deixando as distribuidoras expostas a contratar no mercado de curto prazo, mais caro, e isso foi desastroso”, explica, acrescentando que em 2013 colocou um leilão com preço teto para a compra de energia tão baixo que não teve comprador. “Só na terceira tentativa conseguiu mas foi um erro que deixou a conta gigantesca”, destaca.                    
                     O restante do custo, representa 35% e vem do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). “Quando o Governo anunciou que ia baixar, artificialmente, a conta de luz prometeu que o Tesouro faria aportes para cobrir alguns encargos. Fez um primeiro pagamento e depois deixou de fazer e agora está sendo tudo cobrado”, afirma Sales. A parcela da CDE cobrada em todo o Brasil, em 2014, foi de R$ 1,7 bilhão. Este ano, passou para 18,9 bilhões, o que representa um aumento de 1.013%.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário