terça-feira, 10 de setembro de 2013

MOMENTO SAÚDE: VACINA CONTRA H1N1 CAUSA EFEITOS COLATERAIS E NÃO PREVINE OUTRAS GRIPES

      As reações variam de pessoa para pessoa, mas sintomas dispensam medicamentos


                    Como toda pessoa que se preocupa com a saúde, você viu o calendário de vacinação contra oH1N1 (gripe suína), se dirigiu ao posto mais próximo para tomar a vacina e ficou mais tranquilo por estar protegido contra a doença. 
                     Porém, pouco tempo depois da picada, sentiu dores no corpo e uma sensação de mal estar parecida com a que costuma aparecer quando você está com a gripe comum. É aí que surge a dúvida: mas será que estes sintomas são comuns? Se a situação parece familiar ou ao menos você já ouviu falar de um caso assim, não se preocupe. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as reações observadas em alguns pacientes que tomaram a vacina contra o H1N1 têm explicações simples e não devem causar preocupação: "apesar de sermos bastante parecidos biologicamente, cada indivíduo apresenta características particulares, daí a dor no braço depois da picada ser maior em uma pessoa do que em outra. Além disso, o processo de produção da 
vacina muda de região para região, o que também pode explicar reações mais intensas em algumas pessoas", explica o infectologista da Unifesp, Celso Granato. 
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS?
                        Em geral o paciente pode apresentar dor local, enjoo, dor de cabeça e uma indisposição muito parecida com a que aparece com a gripe comum. "Tratam-se de sintomas leves, sem grandes complicações que somem sozinhos depois de algumas horas ou dias", explica Celso.


FONTE: Minhavida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário