sábado, 17 de agosto de 2013

UM DIA EM UM CURRAL DE PEIXE NO MAR DE BITUPITÁ



                       Nessa semana, o blog se aventurou por uma das atividades mais espetaculares da nossa praia, acompanhando o dia a dia desses verdadeiros guerreiros, homens do mar, carregando sempre no peito o amor por seu trabalho, dedicando quase sua vida inteiro nesse árduo e corajoso trabalho, que exige força, coragem e muito amor.
                        Saímos de terra firme por volta de sete horas da manhã de segunda-feira (12), partimos em direção ao curral 32, um dos mais fora da costa, acredito eu que cerca de 15 km, ao se aproximar do local já fomos recebido com fortes ondas, e no balanço das ondas e forte correntes fomos chegando ao curral, uma aventura tranquila até então. Amarramos o barco na cerca e ao poucos os guerreiros foram pulando ao mar para carregar a rede que iria passar o lanço, nadaram e começaram todo o trabalho de despesca dentro da armadilha.

                       A beleza de apreciar esse trabalho é ver o espetáculo que esses cowboys dão dentro do curral, a agilidades que eles passam aquela enorme rede de nylon para pescar o peixe, onde ficam uns sustentando a rede na cerca do curral e outros revezando no mergulho para segurar a ponta debaixo da água, uma atividade que exige muita coragem, agilidade e fôlego. Trabalho que diga eu, não é pra qualquer um não. Passam o lance por todo o chiqueiro (compartimento do curral) e depois nadam carregando o pescado para dentro do barco. Uma imagem espetacular para se apreciar, é todos aqueles peixes dentro da canoa, show de bola.

                         Depois de horas de muito trabalho no mar, pegamos alguns peixes que nesse dia não foi muito bom além dos três camurupins, mais valeu a pena. Ajeitaram-se e começamos a viagem de volta pra terra, mesmo depois de muito trabalho, e como são cansativos, os cowboys do mar mesmo exaustos não para de brincar durante a viagem, felicidade dos trabalhares a flor da pele, brava gente que dá orgulho de pertencer a essa raça, onde mesmo com as dificuldades da vida, o sorriso brota mais fácil no rosto desses guerreiros que voltam pra casa com o pão de cada dia e se preparar para o amanhã que retornará para suas atividades. Guerreiros esses que merece todas as nossas admirações, por sua bravura e coragem, é por essas e outras que gritamos com muito orgulho que pertencemos a esse povo, orgulho de ser Bitupitaense. Blog Bitupitá Atividades, conectando você ao paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário