quinta-feira, 9 de maio de 2013

NOTÍCIAS DO ESTADO: SEGUNDO A FUNDAÇÃO DE METEOROLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ (FUNCEME). CHUVAS NO ESTADO FICAM 46% ABAIXO DO NORMAL




                      Desde o início do ano havia indícios de que a quadra chuvosa no Estado seria inferior à média esperada. A pluviosidade dos meses de fevereiro, março e abril ficou 46,4% abaixo do que se considera normal. Para este período, o Estado do Ceará já possuiu uma média de 517,6 milímetros, no entanto, o resultado da pesquisa recém-divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), constatou que, neste ano, choveu apenas 277,2 milímetros nos últimos três meses.
                     Conforme o órgão, desde o início do ano havia indícios de que a quadra chuvosa no Estado do Ceará seria inferior à média esperada. Segundo Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, os resultados negativos da quadra chuvosa foram avisados com antecedência e permitiram a população e o setor públicos se mobilizarem para gerenciar um plano de medidas contra a estiagem.

                     O prognóstico do primeiro trimestre do ano foi divulgado no fim do mês de janeiro. Após a divulgação desta previsão, uma reunião foi realizada no Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará. Vários setores foram alertados sobre a falta de chuvas que, por consequência, agravaria a seca. O órgão e entidades ligados à agricultura e recursos hídricos apresentaram as algumas medidas para minimizar os efeitos da estiagem.

FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário