sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ÚLTIMA PRAIA DO CEARÁ, PONTAL DAS ALMAS É UM DOS DESTINOS MAIS "DESERTOS" DO CEARÁ



                      O Pontal das Almas pode ser considerado por muitos como última praia do Ceará, ou mesmo a primeira, dependendo do ponto de vista de quem analisa. Localizada no extremo Oeste do Cearense, a praia deserta por natureza, encanta os visitantes através do silêncio combinado com as belezas naturais do lugar. O acesso ao pontal da almas pode ser feito por uma rodagem que liga o município de Barroquinha ao litoral, num percusso que dura pelo menos uma hora e meia. Rodeado de histórias e fé em torno de Santa Adelaide, muitos moradores tem na religião. a força principal nos momentos mais dificies.
                     De barco a motor, a partir de Cajueiro da praia (piauí), é mais fácil chegar ao ponto mais extremo a Oeste do litoral cearense, porém, ainda não tem serviço de aluguel de barco disponível no local e é preciso se virar para conseguir uma embarcação segura em Parnaíba (PI) a 60 quilometros dali. Atualmente o Pontal das Almas é, tecnicamente, uma ilha, há dois anos uma Gamboa (lagoa formada por inundações de curso d`água) abriu, inundando o único acesso de Bitupitá para lá por terra. Pelo relatos dos moradores mais antigos, acredita-se que esse seja um fenômino ciclico, pois já ocorreu há uns 40 anos.
                     O Pontal das Almas já teve 220 hectares, que hoje estão sumido a 125 hectares, em função do avanço do mar. O local ja teve uma grande casa, armazém e outras pequenas construções. A ilha ja foi motivo de conflitos entre pescadores de Bitupitá e Ibama contra investidores que ali pretenderam instalar empreendimentos turisticos, Mais recentemente, a Aquasis e a APA Delta do Parnaíba deram entrada em processo, no Ministério público Federal (MPE), para evitar a inplantação de um parque eólico. Histórias de assombração e conflitos de ocupação daquelas terras à parte, O pontal das almas é um lugar que vale a visita, principaçmente para os apreciadores da tranquilidade e de belas paisagens náuticas.
                  
                 Matéria realizada pelo Blog Barroquinha Noticias com fotos de Welliton magalhães


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário