quarta-feira, 13 de novembro de 2013

COLUNA É DA ZAUMA

O BILL: O CAÇADOR DE CARANGUEJO



                   Na Coluna é da Zauma dessa semana, vamos mostrar a vida simples de um pegador de caranguejo da comunidade, que vive horas e horas nos mangues em busca do sustento da família, um homem de garra e coragem conhecido na comunidade como Bill.
                   João Batista Filho do Nascimento (Bill) é homem batalhador que enfrenta diariamente uma batalha com mosquitos e atolo e cortes de ostras nos pés nas lamas dos manguezais em busca de seu sustendo através das cordas de caranguejos, um senhor de mais ou menos trinta e oito anos de idade que reside em Bitupitá desde quando tinha seis anos, filho de uma família simples vindo do interior do Piauí, que encontrou em Bitupitá uma vida não muito diferente do que tinha antes, mais segundo ele dá pra levar, pois garante o pão de cada dia de sua família com a pesca de Caranguejo. João Batista mais conhecido como Bill o pegador de Caranguejo vive com sua esposa e seus quatros filhos numa casinha simples de taipa e palha na entrada da comunidade. Segundo nosso amigo Bill, ele esta nesse ramo há mais de vinte sete anos, na qual vai duas a três vezes nos mangues por dia, que muitas vezes chega a fazer vinte cordas de caranguejo durante o dia inteiro, dizendo ele que te meses que dá pra fatura de trinta a setenta reais por dia, dependendo da safra, onde uma corda com seis caranguejos custa em média quatro reais na comunidade.
                       Conversando com o Bill ele nos conta detalhes de sua vida nos mangues onde ele nos fala: “A vida aqui nos mangues é um sofrimento só, chegando lá não tem muita coisa boa pra oferecer não ó, muito mosquito, lama muito mole e tem mais as ostras pra judiar um pouco com os pés, mais como anda nessa vida a muito tempo, meus coros já estão acostumados”. Com essas palavras encerramos a coluna é da Zauma dessa semana, onde contamos com a participação de João Batista Filho, mais conhecido na comunidade como “O Bill” o pegador de caranguejo, onde ele nos fala com muito orgulho: Eu sou da Zauma.
                     Tiramos um dia para acompanhar esse profissional nos mangues na atividade de pegar caranguejo, veja um pouco do trabalho duro de pesca de caranguejo nos mangues de Bitupitá no link abaixo direto do youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=BVqT-g3mwvw

Nenhum comentário:

Postar um comentário