quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ILHA DO BATATA: REFÚGIO PARA OS PESCADORES DO RIO TIMONHA


                   A ilha do Batata está localizado em meio aos manguezais ao redor de Bitupitá, onde se tem acesso tanto por terra como pelo rio Timonha. Uma área onde se esconde um pequeno paraíso servindo de refúgio para muitos pássaros e animais selvagens.
                  A ilha é usada muito por pescadores da comunidade de Bitupitá, servindo de descanso enquanto não são realizadas as atividades de despesca das redes de nylon na pesca de tainhas que são deixados no rio por um tempo, onde praticamente acampa por um a três dias, o Batata é de fácil acesso, tanto se pode chegar pelo rio de canoa como pela praia, em direção ao pontal das almas. A vegetação do cenário é tipicamente da região, composta por mais de cinco de tipos de mangues, cada um com seu nome próprio dado pelos pescadores e bastante carnaúba, uma espécie de palmeira de águas salgadas.
                  O nome Batata não sabe certamente sua origem, mais ouvi comentários que “Batata” foi dada a ilha devido a existência de roças que além de milho, também plantavam batata, onde se colhia batata de grande diferenciadas de muitas outras que era comercializada na região, isso no tempo que a comunidade se chamava de “PEROBAS” primeiro nome dado antes de passar a ser chamada de Bitupitá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário