segunda-feira, 23 de julho de 2012

SECAS EXTREMAS PODEM CAUSAR EXTINÇÃO DE PEIXES-BOI NA AMAZÔNIA


                    Animais podem morrer devido à falta de alimentos nos rios. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá desenvolveu estudo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá aponta que secas extremas na Amazônia podem representar uma ameaça séria à sobrevivência dos peixes-boi da região devido à diminuição de plantas aquáticas disponíveis para que esses animais herbívoros possam se alimentar.
Com isso, segundo moradores de áreas ribeirinhas consultadas pela pesquisa, os peixes-boi acabam se alimentando do 'lodo' que fica depositado no fundo do rio, ingerindo, consequentemente, barro e pedras. Isso pode causar congestão no trato digestivo do animal, levando-o a óbito.
Conclusões foram feitas após necropsia de uma carcaça fresca do animal encontrada e estudada por pesquisadores do Instituto Manirauá em outubro de 2011 no Rio Solimões. A carcaça era de uma fêmea adulta e, no estômago dela, foi encontrado material argiloso escuro misturado com seixos de pequenos tamanhos. Além disso, no intestino também havia uma substância negra, acompanhada de parasitas intestinais.
O estudo foi apresentado no IX Seminário Anual de Pesquisa (SAP), realizado na sede do Instituto, em Teféx (distante 520 km de Manausx), entre os dias 11 e 13 de julho.
Segundo o Instituto, os principais fatores para a morte de peixes-boi na Amazônia são a caça e a morte acidental em redes de pesca.

FONTE: Camocim Belo Mar



Nenhum comentário:

Postar um comentário