quinta-feira, 26 de abril de 2012

BITUPITÁ E UM PEDAÇO DE SUA HISTÓRIA

                    
                 Bitupitá entre o meio do século XIX, uma das atividades que movimentava a economia do pequeno povoado de Perobas era o trabalho em salinas, que ficava as margens dos rios entre os mangues, que depois de grande trabalho da colheita do sal o mesmo era transportado ate o pontal das almas que antigamente havia um cais que era usado por grandes barcos para os transportes dos produtos.
                 Esses produtos (sal) eram transportados para todo Nordeste, junto com outros tipos de cargas. Dizem também que nesse cais do pontal das almas atracavam Navios estrangeiros para carga e descarga de produtos, nota-se que no mar da comunidade existe um naufrago entre os currais de fora que não me recordo qual.
              O primeiro nome que a vila de pescadores teve foi Perobas, depois veio almas velhas e por fim a nome de Bitupitá que na língua tupi guarani significa “Pancadas de ventos fortes em dunas que se move”.

              Essa é um resumo da historia de Bitupitá contada por uma senhora, que sua avó a contava quando ela tinha 10 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário