sábado, 28 de abril de 2012

BANCO DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO DO CEARÁ COMEÇA A FUNCIONAR


               Na última segunda-feira [23], foi iniciado o funcionamento do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Ceará [BSCUP]. O Banco funciona com a coordenação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará [Hemoce] e irá possibilitar mais um passo no crescimento para a saúde no Estado. A nova unidade irá oferecer mais possibilidades de cura para pacientes que sofrem com doenças sérias. As primeiras células tronco do sangue de cordão umbilical e placentário já foram congeladas. O BSCUP foi inaugurado no dia 8 de junho de 2010, com a presença do presidente Lula e do governador do estado, Cid Gomes. Após o período de quase 2 anos passando por todo o processo de validação, o banco público está apto a funcionar. 
                 O BANCO - No Ceará, a princípio, as mães que tiverem seus filhos na Maternidade Escola Assis Chateaubriant , no Hospital Geral César Cals e no Hospital Nossa Senhora da Conceição poderão doar as células tronco dos cordões umbilicais de seus filhos para o Banco de Cordão, desde que tenham sido acompanhadas durante todo o processo gestacional. Elas precisam ter mais de 18 anos de idade, a gestação deve ser acompanhada pelos médicos das unidades, não correr riscos, não ter doenças genéticas ou transmissíveis. As bolsas de células-tronco armazenadas poderão salvar a vida de milhares de pacientes no Brasil e no mundo, já que a Rede BrasilCord faz parte da NetCord, a rede mundial de doadores de medula óssea e de células do cordão umbilical.
                 Cerca de 6 mil pessoas entram por ano na fila de espera por transplante de medula no Brasil. 1.200 conseguem passar pelo procedimento. Com o convênio assinado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] em 2008, a Rede BrasilCord recebeu um investimento de R$ 31,5 milhões do Fundo Social do BNDES para a construção de unidades em 8 estados, incluindo a do Ceará. Hoje, o sistema já conta com cinco bancos instalados no país. A meta é armazenar cerca de 50 mil bolsas com células de cordões umbilicais nos 13 bancos que passarão a formar a Rede. ISO 9001 - Nesta sexta-feira [27], o Hemoce conquistou a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade no Ciclo do Sangue - Processos de Captação, Triagem, Coleta, Processamento, Sorologia, Imunohematologia, Armazenamento, Transporte, Ambulatório de Transfusão e Distribuição. O Centro recebeu a certificação ISO 9001, versão 2008. O Hemoce é o primeiro banco de sangue do Nordeste a conquistar a certificação. "Estou muito orgulhosa de todos. Este prêmio é fruto do nosso trabalho. Eu me orgulho de fazer parte desta história", declarou a diretora geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos. 

                                                    Fonte: Assessoria de Imprensa do Hemoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário